Um sorriso saudável e brilhante: A mágica do tratamento ortodôntico

Um sorriso saudável e brilhante: A mágica do tratamento ortodôntico

Não há duvidas de que curtir a vida com os amigos e com um lindo sorriso nos lábios é uma das melhores coisas que se pode oferecer às crianças, aos adolescentes e aos adultos. O tratamento ortodôntico muito tem a ver com essa questão, e não é só de beleza que estou falando, é também – e principalmente – de saúde.

Trabalho nesta área há anos e sempre deparo com dúvidas de pais que desejam ver seus filhos com a saúde bucal em dia. Pensando nisso, selecionei as dúvidas mais frequentes a respeito do Tratamento Ortodôntico, e que podem ser esclarecidas a todos.

Qual a idade ideal para se consultar pela primeira vez com um ortodontista?

Por volta do 6-7 anos, quando se iniciam as trocas dentárias.

É muito cedo para colocar aparelho ortodôntico em crianças de 8-9 anos?

Cada caso deve ser diagnosticado individualmente, pois há pacientes que, se não tratados nesta idade, poderão se tornar adultos com deformações nos maxilares. O que não pode é tratar sem necessidade.

Quanto tempo leva um Tratamento Ortodôntico?

Depende da complexidade de cada caso. Mas posso dizer que em média leva 2-3 anos, sendo que, em casos mais simples, o tratamento se conclui em 1 ano.

Após a retirada do aparelho fixo, é necessário o uso de aparelhos de contenção e controles periódicos?

Sim, a utilização de aparelhos de contenção que devem ser indicados de acordo com o paciente, é necessária. O controle após a remoção do aparelho fixo é muito importante, pois podem ser realizados ajustes na mordida, e controle dos terceiros molares (sisos), para quye possam ser extraídos na época correta, caso seja necessário. Com o envelhecimento da face, e final crescimento, alterações ocorrem nas arcadas dentárias, por isso é indicado o uso de aparelhos de contenção.

O Tratamento Ortodôntico pode aliviar dores de cabeça?

Sim, nos casos em que haja problemas na mordida, como mordidas cruzadas ou ausências dentárias, que forçam a articulação temporo-mandibular (ATM), provocando dores de cabeça, de maneira latejante e muito desconfortável. 

Qual a melhor opção de tratamento?

Hoje o paciente pode optar pela estética e usar um aparelho quase que imperceptível, além de confortável. O mercado oferece ótimas opções, como os alinhadores Invisalign ou braquetes de Safira ou de Porcelana. Mas é necessário analisar cada caso, e assim indicar o melhor.

Voltar
ABOR-SC BBO Invisalign